•  Início
  • Perfil por Faculdade -Faculdade de Engenharias

Perfil por Faculdade -Faculdade de Engenharias

 

Perfil do Alumnus João Carvalho

CEO da Fitecom e da Quinta dos Termos

João Carvalho, filho de Alexandre Carvalho e Adelina Carvalho, proprietários da Quinta dos Termos, nasceu na freguesia de Inguias, concelho de Belmonte, a 03 de julho de 1957.

Licenciou-se em Engenharia Têxtil pela Universidade da Beira Interior, em 1989, tendo sido distinguido pela Ordem dos Engenheiros com o Prémio Nacional de Engenharia do mais alto qualificado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade da Beira Interior.

Trabalhou durante 4 anos no Grupo Sofal, ainda antes da entrega do projeto de final de curso.

A empresa FITECOM foi fundada em 1993, por João Carvalho, com mais dois sócios, com apenas cinco operários, a funcionar nas instalações antigas “José Esteves Fiadeiro, Lda”. Em 1999, a empresa foi instalada no Parque Industrial do Tortosendo. Presentemente, conta com mais de 20 mil metros quadrados de área coberta e cerca de 200 funcionários.

A FITECOM apostou na "inovação nos acabamentos" para vender as suas coleções a marcas como a Hugo Boss, Armani ou Valentino e conquistar novos mercados "de perfil exigente como o Japão". Pioneira em Portugal na utilização de acabamentos ao nível da nanotecnologia e no desenvolvimento de novas fibras adequadas a novos tipos de utilização (anti-odores, anti-stress ou que reagem à temperatura), estas inovações produziram o chamado “tecido do futuro,” uma base de conhecimento e tecnologia, que reforça a sua competitividade a nível internacional.

 Em 1945 é adquirida por Alexandre Carvalho, a quarta gleba de um prédio correspondente a uma terra no sítio dos Termos ou Vilela, posteriormente denominada Quinta dos Termos. Um espaço composto por terras de cultivo de cereal, vinhas e casas de quinteiro, situado em Carvalhal Formoso, perto de Belmonte, numa zona agreste de solos graníticos pobres e de paisagem lindíssima, exposto a sul, com condições excecionais para o cultivo da vinha. No início da Década de 1980, decide alugar a Quinta. Em 1993, a Quinta volta novamente para a família na pessoa de João Carvalho, que resolve dar corpo ao projeto de viticultura, começando por reestruturar as vinhas e adquirir novas parcelas, ilhas isoladas no interior da Quinta e novos direitos de plantação.

A Quinta dos Termos tem atualmente cerca de 180 ha e dispõe de uma área vinícola em produção, com 54ha de castas selecionadas, de entre as quais se destacam, Touriga Nacional, Rufete, Alfrocheiro Preto, Tinta Roriz, Trincadeira Preta, Jaen, Marufo, Baga, Sangioveses, Petit Verdot, Tinto Cão, Vinhão, Síria, Fonte Cal e Riesling.

A Quinta é o maior produtor da região com Denominação de Origem Controlada da Beira Interior, produzindo cerca de 700 mil litros por ano, com uma adega dotada de sofisticada tecnologia, mas seguindo as técnicas tradicionais, orientadas por enólogos conceituados no mundo dos vinhos.

Para além de empresário na área têxtil e vinícola, o seu percurso profissional também passou pela Universidade da Beira Interior, onde exerceu funções de docente no Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, tendo iniciado a sua carreira em Outubro de 1990 como Assistente Estagiário, passando em Março de 1996 a Assistente Convidado a 60% e cessando as suas funções como Professor Auxiliar Convidado a 60% em Setembro de 2008.

Foi nomeado para o prémio “Personalidades masculinas 2013”, na área de negócios, pela revista, LUX.

 

Fontes:

Alves, J. (2009) “Inovação elogiada na FITCOM. Jornal Notícias da Covilhã.

Fiel, J. (2015) “DOIS CAFÉS Et A CONTA”, “O Regresso à Agricultura de João Carvalho ”, Revista T, 4-6.

O Blogue do Syrah,”Quinta dos Termos. 100% Syrah, Beira Interior,2009”, página consultada a 11 de janeiro 2016.

Redação Lux em 14 de Março de 2014 às 12:29- Revista Lux http://www.lux.iol.pt/nacional/2013/personalidades-masculinas-lux-miguel-pina-martins-vence-na-categoria-negocios

 

 


 

 

 

Data da última atualização: No mês passado

© 2018 - Alumni - Universidade da Beira Interior